UBS – Unidade Básica de Saúde, Tatuapé

UBS – UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Dr. Woady Jorge Kalil

Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais onde você pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

O PAC 2 prevê a construção de mais de 3 mil UBS e dar condições para ampliar mais de 10 mil unidades já existentes. Além disso, fora do âmbito do PAC, o Ministério da Saúde vai incentivar a reforma de UBS já existentes. Tudo isso para ampliar a oferta de atenção básica e integral, criar apoio às equipes da saúde da família e, ainda, melhorar a qualidade dos equipamentos.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, estruturando e organizando a rede de urgência e emergência no país, para integrar a atenção às urgências. A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

UBS I abriga, no mínimo, uma equipe de Saúde da Família.

UBS II abriga, no mínimo, duas equipes de Saúde da Família.

UBS III abriga, no mínimo, três equipes de Atenção Básica.

UBS IV abriga, no mínimo, quatro equipes de Atenção Básica.

Todos os valores dos empreendimentos não incluem custeio.

 

R. ANTONIO CAMARDO, 678 – V. GOMES CARDIM CEP: 03309-060
FONE: / FAX: / 2092-0321 (tel. público)

Notícias:

24/03/2014

SUS vai oferecer teste rápido de tuberculose

 

No Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, lembrado hoje (24), o Ministério da Saúde anunciou a inclusão do teste rápido da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

A tecnologia, denominada Gene Xpert, detecta a presença do bacilo causador da tuberculose em duas horas, além de identificar se há resistência ao antibiótico Rifampicina, usado no tratamento da doença.

Ao todo, 50 equipamentos devem ser distribuídos ainda nesta semana aos estados do Amazonas, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

De acordo com a pasta, até maio, todos os estados brasileiros terão recebido os equipamentos. Ao todo, 160 máquinas devem entrar em funcionamento, com capacidade para realizar 640 mil testes rápidos.

Até maio, 92 cidades consideradas estratégicas para o controle da doença devem contar com os equipamentos.

As localidades concentram 55% dos novos casos de tuberculose registrados no país e englobam todas as capitais e municípios com mais de 130 novos casos da doença.

De acordo com o ministério, estão sendo investidos R$ 15 milhões na implementação da tecnologia no SUS.

Os recursos são destinados à aquisição dos testes, das máquinas (computadores com leitor de código de barras e impressora) e para o treinamento dos profissionais de saúde.

A técnica já foi testado em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro (RJ).

No exame tradicional para detecção da tuberculose, são necessários 30 dias para realizar o cultivo da micobactéria e outros 30 dias para o diagnóstico de resistência à Rifampicina.

 Fonte: Info
SUS

O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, tornou o acesso gratuito à saúde direito de todo cidadão. Até então, o modelo de atendimento era dividido em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada) e os que não possuíam direito algum.

A implantação do SUS unificou o sistema, já que antes de 1988 a saúde era responsabilidade de vários ministérios, e descentralizou sua gestão. Ela deixou de ser exclusiva do Poder Executivo Federal e passou a ser administrada por Estados e municípios.

Segundo o Ministério da Saúde, o SUS tem mais de 6,5 mil hospitais credenciados, 45 mil unidades de atenção primária e 30,3 mil Equipes de Saúde da Família (ESF). O sistema realiza 2,8 bilhões de procedimentos ambulatoriais anuais, 19 mil transplantes, 236 mil cirurgias cardíacas, 9,7 milhões de procedimentos de quimioterapia e radioterapia e 11 milhões de internações.

Entre as ações mais reconhecidas do SUS estão a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Políticas Nacionais de Atenção Integral à Saúde da Mulher, de Humanização do SUS e de Saúde do Trabalhador, a realização de transplantes pela rede pública, além de participar de programas de vacinação em massa de crianças e idosos em todo o País.

Saúde , , , ,

Publicidade

Listagem relacionados

4 Comentários

  1. Tatiane Abellan de Melo, 2 anos em

    Informo que os telefones que estão no site correspondente a UBS da rua Antonio Camardo estão incorretos. O n° 2296-0105 é do CAPs. O numero de Fax está programado para ñ receber chamadas e o do telefone público ñ existe.
    Solicito atualização para verdadeiramente prestar o serviço devido a população

       -   Responder
    • admin, 2 anos em

      Obrigado pela informação Tatiane.

      De acordo com a prefeitura as informações corretas são:

      UBS VILA SANTO ESTEVÃO – WOADY JORGE KALIL
      R. ANTONIO CAMARDO, 678 – V. GOMES CARDIM
      CEP: 03309-060 – FONE: 2294-3028 / 2092-0321 (tel.público)

         -   Responder
  2. admin, 2 anos em

    RELAÇÃO DAS UNIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE POR REGIÃO / ZONA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

    http://bit.ly/UnidadesDeSaudeSaoPaulo

       -   Responder
  3. Sônia regina Figueiredo de souza, 2 anos em

    Oi gostaria de saber se VC atendem o pessoal q mora na rua santa Virgínia prox ao hospital. Tatuapé, me mudei Para cá agora não conheço nada aqui e preciso de pediatra pró meu filho

       -   Responder

Coloque seu comentário


dois + 3 =

Compartilhe

Verificação de segurança
captcha image

Enviar Consulta

Verificação de segurança
captcha image